SURDOS EM FOCO: desafios e possibilidades inclusivas

Autores

Dra. Cláudia Lúcia Alves (ed)
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade, Surdo, Libras, Visibilidade

Sinopse

É urgente a necessidade de quebrar os estereótipos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e dos Surdos, descontruindo preconceitos e ampliando o entendimento para os desafios enfrentados por estas pessoas, bem como, compreender as suas vivências e conquistas dentro dos diversos espaços e contextos sociais. Com esse intuito, os artigos que compõem esta coletânea trazem à tona a necessidade de pensar a inclusão e acessibilidade desses sujeitos para além das adaptações arquitetônicas, ela engloba principalmente, romper as barreiras comunicacionais e atitudinais. Neste sentido, com o objetivo de dialogar sobre a inclusão e acessibilidade da pessoa surda nos diferentes espaços e contextos de nossa sociedade, trazemos nesta coletânea seis capítulos com discussões e resultados de pesquisas realizadas durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais. Pois, apesar de ter seu reconhecimento no ano de 2002, uma grande massa da população ainda desconhece essa língua, o que dificulta a acessibilidade e inclusão do sujeito surdo. Entendemos ser importante o conhecimento e a compreensão desta língua, bem como da cultura e identidade do povo surdo.

Biografia do Autor

Dra. Cláudia Lúcia Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora permanente no Programa de Pós-Graduação em em Letras (PPGLe) atuando principalmente nas áreas de Educação Especial Inclusiva, Libras, Deficiência Visual, Pedagogia da Alternância e Educação do Campo. Coordenadora da Coordenação de Assistência, Saúde e Acessibilidade. É membro do Comitê de Inclusão, Políticas Afirmativas, Diversidade e e Equidade e do Comitê de Pós-Graduação da UEMASUL. Possui formação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2007) e Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (2017). É especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (2011), mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2014) e doutora em educação pela Universidade Federal do Piauí (2021). É formadora de professores em Educação do Campo e Pedagogia da Alternância. Foi Professora, Diretora e Assessora Pedagógica das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí. Participou do conselho administrativo da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (AEFAPI).

Downloads

Publicado

November 7, 2024

Séries

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89274-00-1

Como Citar

SURDOS EM FOCO: desafios e possibilidades inclusivas. (2024). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/8