SURDOS EM FOCO: desafios e possibilidades inclusivas
Palabras clave:
Inclusão, Acessibilidade, Surdo, Libras, VisibilidadeSinopsis
É urgente a necessidade de quebrar os estereótipos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e dos Surdos, descontruindo preconceitos e ampliando o entendimento para os desafios enfrentados por estas pessoas, bem como, compreender as suas vivências e conquistas dentro dos diversos espaços e contextos sociais. Com esse intuito, os artigos que compõem esta coletânea trazem à tona a necessidade de pensar a inclusão e acessibilidade desses sujeitos para além das adaptações arquitetônicas, ela engloba principalmente, romper as barreiras comunicacionais e atitudinais. Neste sentido, com o objetivo de dialogar sobre a inclusão e acessibilidade da pessoa surda nos diferentes espaços e contextos de nossa sociedade, trazemos nesta coletânea seis capítulos com discussões e resultados de pesquisas realizadas durante um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais. Pois, apesar de ter seu reconhecimento no ano de 2002, uma grande massa da população ainda desconhece essa língua, o que dificulta a acessibilidade e inclusão do sujeito surdo. Entendemos ser importante o conhecimento e a compreensão desta língua, bem como da cultura e identidade do povo surdo.
Capítulos
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Uemasul como tempo-espaço de visibilização do sujeito surdo
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Libras no contexto religioso: desafios da interpretação simultânea na igreja católica
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Programa jovem aprendiz: um mecanismo de inclusão do surdos no mercado de trabalho de Imperatriz-MA
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A importância da disciplina de libras na formação social do aluno ouvinte em uma escola da rede estadual do município de Imperatriz-MA
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Ensino-aprendizagem de libras para pessoas ouvintes com deficiência visual em uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA
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Práticas de letramento em leitura de textos literários para alunos surdos: um estudo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
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