Contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky para a aprendizagem e a formação de profissionais da saúde

Autores/as

Patricia Kecianne Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Maranhão; Marcos Antônio Barbosa Pacheco, Universidade CEUMA - UNICEUMA; Samary Pinheiro Coelho, Universidade Estadual do Maranhão; Marcia Guelma Santos Belfort, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Suellen Alves De Azevedo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

O presente artigo conduz uma análise abrangente sobre as transformações na sociedade, destacando de maneira o impacto exponencial decorrente do volume abundante de informações e da diversidade de mídias no contexto educacional contemporâneo. Ressalta-se, a necessidade premente de uma revisão aprofundada nos métodos de ensino, uma resposta indispensável ao cenário globalizado em constante evolução. Ao conferir ênfase aos eminentes teóricos Vygotsky, Wallon e Piaget, o texto destaca a formação docente como basilar. Explora a evolução das teorias educacionais, sublinhando a importância inquestionável das metodologias ativas na forja de profissionais autônomos e críticos. Enfatiza-se, a necessidade premente de adaptação das instituições educacionais, especialmente nas áreas de formação de profissionais de saúde, frente às novas dinâmicas contemporâneas. O estudo aponta desafios persistentes e sublinha a relevância da pesquisa e do comprometimento com a excelência para atingir uma formação acadêmica de qualidade, alinhada às exigências da atualidade e capaz de preparar os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.

Descargas

Publicado

November 7, 2024

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

Contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky para a aprendizagem e a formação de profissionais da saúde. (2024). In Reflexões e Práticas na Integração da Educação e Saúde (pp. 13-28). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/6/chapter/33