Análise de uma experiência utilizando sala de aula invertida com rota de aprendizagem na disciplina de anatomia humana no curso de enfermagem

Autores

Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Mércia Helena Salgado Leite De Souza
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopse

A sala de aula invertida tem sido útil no ensino de Anatomia Humana em cursos de Enfermagem. Neste estudo, analisamos uma experiência que aplicou essa abordagem em conjunto com uma rota de aprendizagem na disciplina. Organizamos a matéria em uma sequência de assuntos e três momentos de sala de aula invertida. Após o curso, os alunos avaliaram o método por meio de um formulário, indicando satisfação geral, apesar do tempo de estudo ser considerado insuficiente. A rota de aprendizagem, implementada no ambiente EDUC@, ajudou na organização dos estudos e os alunos reconheceram sua utilidade. Concluímos que a sala de aula invertida é eficaz no ensino de Anatomia Humana, destacando a importância da rota de aprendizagem para a organização da disciplina. A implementação bem-sucedida da sala de aula invertida no contexto do ensino de Anatomia Humana reflete não apenas a eficácia do método, mas também a capacidade de adaptação e inovação pedagógica no campo da Enfermagem.

Downloads

Publicado

November 7, 2024

Séries

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Como Citar

Análise de uma experiência utilizando sala de aula invertida com rota de aprendizagem na disciplina de anatomia humana no curso de enfermagem. (2024). In Reflexões e Práticas na Integração da Educação e Saúde (p. 85-95). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/6/chapter/38