Ensino-aprendizagem de libras para pessoas ouvintes com deficiência visual em uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA

Autores/as

Éryka Vitoria Nascimento Fernandes
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Cláudia Lúcia Alves
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

A educação é um direito de todas as pessoas, mas as formas de acesso diferem de acordo com as necessidades e contextos específicos dos alunos. Deste modo, este estudo intitulado “O Ensino-Aprendizagem da Disciplina de Libras para Pessoas Ouvintes com Deficiência Visual, em uma Instituição de Ensino Superior, da Cidade de Imperatriz-MA” busca analisar o ensino e aprendizagem da Libras, no contexto educacional, de licenciandos com baixa visão, no ensino superior, em uma instituição de ensino superior, no município de Imperatriz-Ma. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, que a partir de questionários aplicados tanto a ledores, quantos a alunos com baixa visão procurou identificar e definir problemas relevantes relacionados ao tema. Os resultados revelaram as estratégias metodológicas empregadas, no ensino-aprendizagem da disciplina de Libras, para alunos com baixa visão, bem como os desafios enfrentadas por eles durante esse processo. Além disso, constatou-se a importância das práticas pedagógicas para garantir um ambiente de aprendizagem equitativo para todos os alunos. Andrade (2013), Masini (1994), Streiechen e Fontana (2016), Quadros (2019).

Descargas

Publicado

November 7, 2024

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

Ensino-aprendizagem de libras para pessoas ouvintes com deficiência visual em uma instituição de ensino superior da cidade de Imperatriz-MA. (2024). In SURDOS EM FOCO: desafios e possibilidades inclusivas (pp. 77-90). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/8/chapter/53