Aprendizagem baseada em projeto (abp) como instrumento facilitador e desmistificador no manuseio da tabela periódica na disciplina de bioquímica

Autores/as

Marcia Guelma Santos Belfort
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Sheila Elke Araújo Nunes
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Patricia Kecianne Costa Ribeiro
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
Ivaneide de Oliveira Nascimento
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

Com foco na integração desse currículo e na inserção de metodologias ativas, este trabalho temcomo objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a aplicação de um projeto de intervenção sobre Aprendizagem Baseada em Equipe (ABE) no curso de Tecnologia em Estética e Cosmética de uma faculdade particular de região Tocantinense. Com o objetivo de relacionar a atividade de conhecimento prévio sobre os elementos da tabela periódica e competências e habilidades, como estratégia para mudanças no ensino, extensão e promoção da saúde nos mais diversos campos de atuação profissional. O público-alvo desta pesquisa foram 32 alunos do primeiro período do segundo semestre do ano letivo de 2022, que foram divididos em 4 equipes com 8 integrantes cada. Foram delineadas duas atividades em equipe: apresentação de seminários orientados e, com base nos conhecimentos adquiridos, a elaboração de um cartaz de uma Tabela Periódica aplicada à saúde estética. Os grupos desenvolveram as duas atividades com a aplicação dos conteúdos validados e construíram, por meio do compartilhamento em equipe, conhecimentos baseados nas habilidades e competências dos eixos contidos nas matrizes dos problemas apresentados. O retorno das atividades submetidas aos alunos foi bem avaliado quanto aos conhecimentos adquiridos e aplicados na prática profissional. A aplicação da ABE conforme a experiência de estudo, pode ser uma metodologia aplicável em conteúdo de Bioquímica para facilitar o ensino-aprendizagem nas práticas educativas multiformes no contexto do ensino, baseadas em “experiências de mundo”, permeando a abordagem temática Freireana.

Descargas

Publicado

November 7, 2024

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

Aprendizagem baseada em projeto (abp) como instrumento facilitador e desmistificador no manuseio da tabela periódica na disciplina de bioquímica. (2024). In Reflexões e Práticas na Integração da Educação e Saúde (pp. 47-60). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/6/chapter/35