Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo

Autores

Ma. Lisanir Cardoso Chaves
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
https://orcid.org/0009-0009-1112-6702
Dra. Maria da Guia Taveiro Silva
Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
https://orcid.org/0000-0002-6520-1845

Palavras-chave:

Educação de surdos, Educação bilíngue, Língua portuguesa, Imperatriz

Sinopse

O trabalho com os gêneros textuais parte do pressuposto de que a língua é social e, assim, é representada por meio de textos (escritos e visuais) que circulam na sociedade, cumprindo uma função específica, como por exemplo, informar e orientar. Neste contexto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar sugestões de atividades para o ensino da Língua Portuguesa como L2, na modalidade escrita, especialmente para aluno surdo das turmas de 2° e 3° anos do Ensino Fundamental, no contexto bilíngue. Fundamentando-se em teóricos como Marcuschi (2002), Quadros (2006). E, ainda, em documentos oficiais como a BNCC (Brasil, 2017), que apresenta diferentes sugestões de formatos e gêneros textuais que fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula e que é válido trabalhar com Calendário e Receitas, para o desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita. Portanto, observa-se que, mesmo diante de estudos consistentes, ainda faltam orientações didático-metodológicas que contribuam para o ensino da Língua Portuguesa (L2) no processo de letramento do aluno surdo. Assim, propõe-se estratégias para efetivamente transpor algumas barreiras de abordagens teóricas para a prática escolar e social.

Biografia do Autor

Ma. Lisanir Cardoso Chaves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

É Professora da rede pública do município de Imperatriz-MA desde 2016. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental dos anos iniciais, na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos - Prof. Telasco Pereira Filho. Tem formação em Pedagogia, pela Faculdade de Imperatriz – FACIMP (2012) e em Letras Libras, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2022). É Mestra em Letras, pela Universidade Estadual da Região Tocantina - UEMASUL (2024). Possui Especialização em Psicologia da Educação, pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMANET (2016); em Educação Especial e Educação Inclusiva, pela UNINTER (2017); em Libras e Práticas Pedagógica Aplicadas à Educação Bilíngue de Surdos, pela UEMASUL (2019); em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos – EJA, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN-EAD (2020). Foi Tutora Tradutora/Intérprete de Libras no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EAD, no Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Caxias (2019 – 2021). Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Assessoria da Gestão Pública em EAD, Coordenação Pedagógica, Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa.

Dra. Maria da Guia Taveiro Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

É professora, Assistente I, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Trabalha no Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, e no Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLe, Mestrado em Letras, modalidade Profissional. Tem formação em Letras Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (1988) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2001). É mestre em Educação (2007), pela Universidade de Brasília - UnB e doutora em Linguística (2012), pela mesma Universidade. Fez estágio de doutorado, financiado pela CAPES, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles – UCLA, USA, (2010-11). Participou do curso de Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, financiado pela CAPES, no Instituto de Educação da Universidade de Londres - IOE, UK (2012). É vice-coordenadora do PPGLe; do mestrado em Letras (2019; 2020 -). Como pesquisadora, é vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Literários e Linguísticos - NELLI e líder do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA,, ambos na UEMASUL (desde 2016). Coordenou projetos de Pesquisa universais/fomentados (FAPEMA (2016 – 2022), Cebraspe (2016 – 2017) e CNPq (2017 – 2021), e atualmente um projeto de Pesquisa, CNPq, Desde 2015, coordena projetos de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, UEMASUL e FAPEMA. Como extensionista, coordena projetos de Extensão PIBEXT (desde 2015). É bolsista produtividade da UEMASUL.

Downloads

Publicado

November 6, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-89274-09-4

Como Citar

Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo. (2024). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/4