FOLDER EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Autores

Luana Donato Primo Costa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Maria Clara Alves Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Aarão Filipe Ataídes Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Johnatha de Sousa Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Juliana Pinho Miguez, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Alexandre de Albuquerque Mourão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Dr. Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopse

No Brasil, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte, com a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) sendo um fator de risco crucial. Diversos fatores socioeconômicos e culturais agravam essas condições, destacando a importância de estilos de vida saudáveis e da educação em saúde para a prevenção e controle da HAS. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar ação educativa para intervenção na prevenção dos fatores de risco associados à HAS na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Santa Lúcia através de folder educativo. Foi considerado para ação a distribuição de folder educativo e palestras voltadas para a temática. A população-alvo foi instruída sobre hábitos saudáveis, com foco na redução do consumo de sal, sódio, gorduras e carboidratos, além de incentivar a prática de atividades físicas e a redução do tabagismo e consumo de álcool, resultando em maior conscientização sobre a prevenção da HAS. A intervenção educativa na UBS aumentou o conhecimento sobre a prevenção da HAS entre os participantes. Mais ações semelhantes são necessárias para abranger um maior número de pacientes, contribuindo para o controle e prevenção dos fatores de risco associados à HAS.

Publicado

December 9, 2024

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Como Citar

FOLDER EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. (2024). In Anais da I Mostra da Curricularização da Extensão no Curso de Medicina da UEMASUL (p. 44). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/10/chapter/84