REPERCUSSÕES DO SOBREPESO E OBESIDADE EM MULHERES QUE SE ENCONTRAM NO CLIMATÉRIO

Autores/as

Raquel Vilanova Araújo , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Regina Célia Vilanova Campelo, Universidade Estadual do Maranhão; Flávia Ferreira Monari, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Victor José Campelo Vilanova, Universidade Estadual do Piauí - UESPI; Ednando Pereira Da Silva, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão- Unisulma; Lívia Borges Duailibe De Deus, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

Considerada um grave problema de saúde pública, a obesidade é reconhecida como uma alteração metabólica multifatorial e de caráter epidêmico que afeta mulheres no climatério. O climatério é uma fase natural da vida da mulher, que ocorre entre os 40 e 65 anos de idade, em que há o declínio da produção dos hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo conhecer as repercussões do sobrepeso e obesidade, em mulheres no climatério. O tipo de estudo realizado é uma revisão integrativa da literatura, onde foram realizadas buscas nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A partir da busca primária, obteve-se 12 artigos elegíveis para esta revisão integrativa que envolveram mulheres com idade acima de 40 anos. Constatou-se que, durante o climatério, as repercussões do sobrepeso e da obesidade que mais se sobressaíram foram o aumento das ondas de calor, aumento da ingestão de alimentos, aumento da adiposidade corporal e aumento do risco de doenças cardiovasculares, ocasionando uma redução na qualidade de vida dessas mulheres. Diante desses achados, evidencia-se que a predominância de excesso de peso é um fator agravante para as mulheres durante o climatério. Deste modo, a associação desses fatores exige maior atenção à saúde da mulher e uma abordagem multidisciplinar como forma de prevenção da morbimortalidade nesse grupo populacional.

Biografía del autor/a

Raquel Vilanova Araújo , Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Professora Adjunta -UEMASUL, Diretora de Centro CCS/ UEMASUL. Doutora em Enfermagem -UFPI, Mestre em Ciências e Saúde -UFPI, Especialização em obstetrícia -IESM; Especialização em Urgência e emergência -IBPEX; Especialização em Saúde pública -IBPEX. Integrante do Grupo de pesquisa NEPED - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia da UEMASUL. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar Humano e Enfermagem - Nepeche/UFPI. Membro da Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais -ABRUEM. Bolsista do Programa Bolsa Produtividade -UEMASUL, avaliador Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão FAPEMA. Membro do Comitê de mortalidade materna e infantil de Imperatriz/MA.

Descargas

Publicado

November 7, 2024

Colección

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

REPERCUSSÕES DO SOBREPESO E OBESIDADE EM MULHERES QUE SE ENCONTRAM NO CLIMATÉRIO. (2024). In Um olhar multidimensional e interdisciplinar na assistência à saúde da mulher. Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/9/chapter/63