Reprodução de peixes: Indução hormonal de peixes reofílicos

Autores/as

Jéssica Antonia Cardoso Mendes, Universidade Estadual do Maranhão; Karuane Sartunino da Silva Araújo, Universidade Estadual do Maranhão; Julio de Sousa Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Lívia Thereza Silva Rocha, Universidade Estadual do Maranhão; Germán Augusto Murrieta Morey, Universidade Estadual do Maranhão; Ricardo Souza Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão; Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

No Brasil, estudos sobre reprodução artificial de peixes, têm décadas, mas apenas recentemente focaram em melhoramento genético e conservação do sêmen de espécies nativas. A diversidade genética está ameaçada por destruição de habitats, pesca predatória e poluição, demandando programas para fertilização artificial, criopreservação e melhoramento genético. Mudanças climáticas e características ambientais podem afetar a reprodução natural, tornando a fertilização artificial essencial. Este material apoia produtores e pesquisadores com informações precisas das técnicas de inseminação artificial. Utilizando pesquisas das últimas décadas, investigou-se o manejo dos peixes, ovos e sêmen, correlacionando com taxa de fecundação, qualidade dos espermatozoides, idade dos peixes e Hora grau. Demonstram-se técnicas como indução hormonal via hipofisação ou hormônios sintéticos, cálculo de doses hormonais, manejo pré e pós-extrusão, taxa de fecundação, eclosão e incubação de ovos. Aborda-se também o manejo para evitar contaminações que podem prejudicar a qualidade dos ovos, envolvendo todo o processo para máxima eficiência na reprodução de peixes.

Descargas

Publicado

November 6, 2024

Colección

Cómo citar

Reprodução de peixes: Indução hormonal de peixes reofílicos. (2024). In Pescando Conhecimento: Ciência e Perspectivas para o pescado do Maranhão e Brasil (pp. 11-58). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/5/chapter/29