Atividades de letramento: Gêneros textuais – calendário e receita

Autores/as

Sinopsis

O trabalho com os gêneros textuais parte do pressuposto de que a língua é social e, assim, é representada por meio de textos (escritos e visuais) que circulam na sociedade, cumprindo uma função específica, como por exemplo, informar e orientar. Neste contexto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar sugestões de atividades para o ensino da Língua Portuguesa como L2, na modalidade escrita para aluno surdo das turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, no contexto bilíngue. Ele está fundamentado e em teóricos como Marcuschi (2002) e Quadros (2006, entre outros). O trabalho se baseia ainda em documentos oficiais como a BNCC (Brasil, 2017), que apresenta diferentes sugestões de formatos e gêneros textuais que fazem parte da vida das pessoas e devem ser explorados também em sala de aula. Assim, consideramos válido trabalhar com Calendário e Receitas, para o desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita. No entanto, observa-se que, mesmo diante de estudos consistentes, ainda faltam orientações didático-metodológicas que contribuam para o ensino da Língua Portuguesa (L2) no processo de letramento do aluno surdo. Assim, propõem-se estratégias para efetivamente transpor algumas barreiras de abordagens teóricas para a prática escolar e social.

Descargas

Publicado

November 6, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

Atividades de letramento: Gêneros textuais – calendário e receita. (2024). In Estratégias pedagógicas para o ensino da língua portuguesa como L2 no processo de letramento do aluno surdo (pp. 9-10). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/4/chapter/23