EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS USANDO COMO ESTRATÉGIA A DISTRIBUIÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO

Autores/as

Rafael Porto de Sá Vaz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Rafaela Dias de Medeiros, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Letícia de Almeida Moraes Weber, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Priscilla Rayssa Boechat, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Alexandre de Albuquerque Mourão, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Wellyson da Cunha Araújo Firmo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Sinopsis

As parasitoses intestinais são doenças onde o parasita se utiliza do hospedeiro e de suas reservas biológicas e energéticas para manter-se vivo, causando anemia, atrasos no crescimento e desenvolvimento de crianças e está relacionada a baixos índices socioeconômicos. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo esclarecer a população atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova no município de Imperatriz, Maranhão sobre métodos de prevenção contra as parasitoses intestinais através de folder. A ação foi realizada com 21 participantes. Os tópicos discutidos incluíram definição, medidas preventivas, diagnóstico e tratamento de parasitoses, com distribuição de um folder educativo. O estudo mostrou que a população possui pouco conhecimento sobre as parasitoses intestinais, além de não realizarem as medidas de prevenção da maneira adequada, como por exemplo higienizar legumes e ferver água antes de consumi-los. Essa ação permitiu ampliar o acesso ao conhecimento sobre essas enfermidades e incentivou uma maior adesão às práticas preventivas e aumentou o cuidado da população local com as parasitoses intestinais. Além de agregar ao currículo dos acadêmicos e favorecer uma relação acessível e ética com o paciente.

Publicado

December 9, 2024

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Cómo citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PREVENÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS USANDO COMO ESTRATÉGIA A DISTRIBUIÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO. (2024). In Anais da I Mostra da Curricularização da Extensão no Curso de Medicina da UEMASUL (p. 38). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/10/chapter/79