Tupi na ponta da língua: proposta de jogo didático voltado para escolas de ensino fundamental – anos iniciais, com foco na valorização das línguas indígenas
Keywords:
Língua Tupi, Língua portuguesa, Jogos e recreaçãoSynopsis
As línguas indígenas são parte viva da nossa história e identidade. No Brasil, são faladas 274 línguas indígenas por 305 povos, segundo o censo do IBGE (2022). A família linguística Tupi é a mais numerosa, com 47 línguas faladas. O Tupi antigo, também chamado de “língua geral”, foi amplamente falado no Brasil até 1757, quando foi proibido por ordens do marquês de Pombal. Ainda assim, ele sobrevive em palavras que usamos até hoje, da qual fazem parte muitos povos que habitam ou habitaram o território brasileiro – inclusive o Maranhão, como o povo Guajajara (Tenetehara), Awá-Guajá e os Ka'apor (Urubu-Kaapor).
Este jogo didático conta com 64 cartas ilustradas, que apresentam palavras de origem tupi acompanhadas de seus significados, além de três planos de atividades pedagógicas que ampliam as possibilidades de uso em sala de aula. Ele foi pensado para dialogar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade e (ODS) 18 - Igualdade Étnico-racial, além de estar alinhado com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o respeito à diversidade linguística, o pensamento crítico e o reconhecimento dos saberes dos povos originários.
Este jogo valoriza a presença desses povos na formação do nosso idioma e nos convida a refletir sobre como a língua é um retrato da cultura e uma ponte entre o passado e o presente.
Downloads

Downloads
Published
Series
Categories
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.