A importância da disciplina de libras na formação social do aluno ouvinte em uma escola da rede estadual do município de Imperatriz-MA
Synopsis
Refletindo sobre o ensino da língua brasileira de sinais, na educação básica, no presente estudo, nos debruçamos sobre a importância do ensino da Libras, na formação social do aluno ouvinte, cujo o objetivo é investigar a formação do aluno ouvinte com a Libras e, ao mesmo tempo, buscar compreender a perspectiva desse aluno na questão do aprendizado e o uso dessa língua na sua formação social, tendo como campo de pesquisa a primeira e única escola da rede estadual, no município de Imperatriz, a ofertar a disciplina de Libras, na grade curricular, nos três níveis do ensino médio, e foi utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação do questionário com alguns alunos ouvintes. Para tanto, esta pesquisa fundamenta-se nas ideias de Quadros (2011) sobre a Aquisição da Língua de Sinais e Lacerda (2019) que tratam da Libras: aspectos fundamentais. Desse modo, essas ações contribuem na disseminação da Libras – o bilinguismo – a interação entre o mundo e as pessoas surdas.
Downloads
Pages
Published
Series
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.