O RESPEITO NÃO ENVELHECE: UM PROJETO DE EXTENSÃO

Authors

Vitória Ferreira Cardoso, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Tiago Rodrigues Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Samanda Kelly Brito de Moraes, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Matheus Silva Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Flávia Ferreira Monari, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Synopsis

Apesar dos avanços na qualidade de vida para os idosos, o envelhecimento populacional representa um desafio significativo para a saúde pública, pois envolve uma parte da população vulnerável a mudanças fisiológicas associadas à senescência, fragilidades e a eventos externos, como a violência, que pode resultar em morbimortalidade e impactos físicos e psicológicos. Portanto, a questão da violência contra os idosos emerge como um tema crucial tanto para os serviços de saúde quanto para o contexto social. Propor mecanismos para a identificação de casos de violência contra a pessoa idosa por meio de ação de educação em saúde aos associados do Centro de Melhor Idade de João Lisboa –MA. O projeto foi realizado nas dependências das Igrejas Evangélicas, espaço de convivência e interação de pessoas idosas da comunidade. Nesse sentido, o público-alvo são os próprios idosos frequentadores das Igrejas, com idades a partir de 60 anos, como também, os cuidadores e demais membros da população em geral. A ação realizada deu-se por meio da realização de rodas de conversa educativas utilizando a metodologia da educação popular em saúde. Esta abordagem é participativa e colaborativa, buscando não apenas transmitir informações, mas também promover reflexões e engajamento dos participantes. Em relação aos resultados esperados na população atendida, após a implementação do projeto, obteve-se um maior nível de conscientização por parte da população idosa assistida nas Igrejas Evangélicas, no tocante à violência contra a pessoa idosa. Dessa forma, as pessoas idosas e demais indivíduos que observam esse tipo de conduta foram capazes de fomentar o caráter preventivo e reativo no tocante à identificação e repressão da violência contra idoso no município de João Lisboa – MA. houve o aumento da conscientização entre os idosos e cuidadores sobre violência, fortalecendo a capacidade de identificação e resposta a casos de violência, além de contribuir para a formação acadêmica através da interação com a comunidade.

Published

December 9, 2024

How to Cite

O RESPEITO NÃO ENVELHECE: UM PROJETO DE EXTENSÃO. (2024). In Anais da I Mostra da Curricularização da Extensão no Curso de Medicina da UEMASUL (pp. 49-50). Editora Universitária UEMASUL. https://livros.uemasul.edu.br/index.php/inicio/catalog/book/10/chapter/88